As Consequências por não Acreditar na TRINDADE

Existem vários ataques feitos à Santíssima Trindade, contudo as objecções levantadas ao longo, literalmente, dos séculos tenham sido respondidas e refutadas, achei por bem mostrar neste artigo o porquê da importância e a verdadeira consequência que resulta da sua rejeição. De facto a Trindade vem responder e harmonizar o que o Novo Testamento ensina acerca do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Vem também resolver a afirmação monoteísta  que Deus é UM[1] e no entanto existem Três Pessoas Divinas, explicitamente descritas no Novo Testamento. Para quem defende solenemente a unidade singular de Deus Pai, acaba por cair num erro crasso.

Uma frequente acusação da parte do Unitarismo, acusação essa que é feita deliberadamente, é dizer que acreditamos em três Deuses. Cito portanto abaixo o Credo de Atanásio[2] para estabelecer a nossa posição:

16. E, contudo, não são três deuses, mas um só Deus.

17. Igualmente, o Pai é o Senhor, o Filho é o Senhor e o Espírito Santo é o Senhor.

18. E, contudo, não são três senhores, mas um só é o Senhor.

19. Pois, assim como a verdade cristã nos obriga a confessar que cada uma das Pessoas é Deus e Senhor, também a religião católica nos proíbe afirmar serem três deuses ou senhores.”[3]

Como vemos é clara e explícita a crença de quem acredita na Trindade. Acredita-se em Um só Deus, e esse Deus é composto por Três Pessoas, coiguais e coeternas.

3. A fé católica é esta: que veneremos um só Deus na Trindade e a Trindade na unidade.

4. Não confundindo as Pessoas, nem dividindo a substância.

5. Porque uma só é a Pessoa do Pai, outra a do Filho e outra a do Espírito Santo.

6. Mas uma só é a Divindade do Pai e do Filho e do Espírito Santo, igual a Sua glória e coeterna a Sua majestade.”[4]

Ao rejeitar esta posição iremos criar um problema, pois o objectivo da doutrina da Trindade é explicar a Pessoa de Jesus e do Espírito Santo em relação ao Pai. Se Jesus Cristo é um Deus (coisa que é afirmada claramente pelos escritores do N.T.), à parte do Pai ou do Espírito Santo, então deixa de existir um monoteísmo, e passamos a ter um politeísmo[5], ou mesmo um henoteísmo[6], como no caso dos Russelitas (os aderentes da Torre de Vigia). Não só este será o resultado da rejeição da Trindade, como iremos cair no pecado da idolatria.

Como exemplo para todo aquele que rejeita a doutrina da Santíssima Trindade, cai em idolatria iremos analisar algumas passagens no Novo Testamento, para estabelecer que tanto Jesus Cristo como o Espírito Santo são Deus.

Referindo-se a Jesus:

João 1:1 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.

João 1:18 Ninguém jamais viu a Deus. O Deus[7] unigênito, que está no seio do Pai, esse o deu a conhecer.

João 20:28 Tomé respondeu, e disse-lhe: Senhor meu, e Deus meu!

Referindo-se ao Espírito Santo:

Act 16:6 E, passando pela Frígia e pela província da Galácia, foram impedidos pelo Espírito Santo de anunciar a palavra na Ásia.

Act 16:7 E, quando chegaram a Mísia, intentavam ir para Bitínia, mas o Espírito de Jesus não lho permitiu[8].

Act 5:3 Disse então Pedro: Ananias, porque encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, e retivesses parte do preço da herdade?

Act 5:4 Guardando-a não ficava para ti? E, vendida, não estava em teu poder? Porque formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus.

Act 5:9 Então Pedro lhe disse: Porque é que entre vós vos concertastes para tentar o Espírito do SENHOR? Eis aí à porta os pés dos que sepultaram o teu marido, e também te levarão a ti.

Como vemos o Espírito Santo e o Espírito do Senhor são identificados como sendo um só e o mesmo Espírito. E  esse mesmo Espírito é identificado como vimos acima como sendo também o Espírito de Jesus. Estas são apenas algumas passagens entre várias, que demonstram o problema que os Unitários enfrentam em rejeitar a Trindade, pois têm que fazer uma ginástica verbal e uma distorção das Escrituras para poder explicar quem é Jesus e o Espírito Santo, em relação ao Pai. Em vez de deixar que as Escrituras falem por si, empregam ideias preconcebidas, e a partir daí constroem uma  teologia deformada e carente da inteireza do conteúdo revelador do Novo Testamento.

Passemos a outro exemplo: Se Jesus Cristo não é Deus em união de Essência com o Pai, então estaremos perante uma demostração de pura idolatria no Livro de Revelação.

Isa 42:8 Eu sou יהוה‎,  este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor, às imagens de escultura.

Isa 48:11 Por amor de mim, por amor de mim, o farei, porque como seria profanado o meu nome? E a minha glória não a darei a outrem.

Observamos que Deus não dá a sua Glória a outrem. Se pois Deus  יהוה‎,  aqui se refere apenas ao Pai, como afirmam os Unitários,  então a visão do Apóstolo João em Apocalipse, levamos a crer que existe um acto de idolatria por parte de todas as criaturas, vejamos.

Rev 5:8 E, havendo tomado o livro, os quatro animais e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo todos eles harpas e salvas de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos.

Rev 5:9 E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda a tribo, e língua, e povo, e nação.

Rev 5:10 E para o nosso Deus os fizeste reis e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra.

Rev 5:11 E olhei, e ouvi a voz de muitos anjos ao redor do trono, e dos animais, e dos anciãos; e era o número deles milhões de milhões, e milhares de milhares,

Rev 5:12 Que com grande voz diziam: Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riquezas, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e acções de graças.

Rev 5:13 E ouvi a toda a criatura que está no céu, e na terra, e debaixo da terra, e que está no mar, e a todas as coisas que neles há, dizer: Ao que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro, sejam dadas acções de graças; e honra, e glória, e poder para todo o sempre.

Rev 5:14 E os quatro seres viventes diziam: Ámen. E os vinte e quatro anciãos prostraram-se, e adoraram.”

Como vemos este acto de adoração é dado ao Pai em junção com o Cordeiro que é Jesus[9], e lhe é dado honra, poder e glória para todo sempre.

A expressão honra, poder e glória para todo sempre, aparece quase verbatim, com exceção da palavra honra, em alguns manuscritos do Evangelho de S. Mateus, na oração Pai Nosso, a variante é a seguinte:

“Mat 6:13 e não nos deixes entrar em tentação; mas livra-nos do mal. Porque teu é o reino e o poder, e a glória, para sempre, Amém. “[10]

Em 2 Pedro 3:18 lemos também o seguinte: “Antes crescei na graça e conhecimento de nosso SENHOR e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória assim agora, como no dia da eternidade. Ámen.”

Vemos que esta expressão dar glória é um puro acto de louvor dirigido a Deus Pai, e que é partilhado juntamente com Jesus Cristo. Em revelação 5:13 temos uma clara demostração de adoração, em que de um lado existe toda a criatura criada “E ouvi a toda a criatura que está no céu, e na terra, e debaixo da terra, e que está no mar, e a todas as coisas que neles há, dizer.E do outro lado Deus e o Cordeiro “Ao que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro.” Toda a criatura criada dá louvor a ambos sem exceção. Se Jesus fosse uma criatura criada estaria também a dar louvor a Deus, mas como vemos, Ele recebe o louvor juntamente com o Pai.

Se voltarmos a nossa atenção outra vez para o facto, como já foi mencionado acima, de que Deus não partilha a sua glória com outrem (Isa 42:8; 48:11), porque então agora partilha a sua glória com Jesus? Se Jesus é apenas um homem e não é Deus, como certas denominações afirmam, então um homem recebe o louvor e adoração que é exclusiva somente a Deus, o que nos leva a dizer que se isso fosse verdade, estaríamos perante um acto de idolatria. Aqui está a consequência de não acreditar na Trindade e não crer aceitar que, se Jesus não é consubstancial com o Pai, cai-se no pecado da idolatria. Os Pais da Igreja, reconheceram desde muito cedo, estes tipos de problemas que os não-Trinitarianos, não querem ver, como no caso de Arius, e por isso os consideravam hereges.

Ao contrário daquilo que um não-Trinitario afirma, que são os Trinitarios que cometem idolatria por acreditar que Jesus e o Espírito Santo são consubstanciais com o Pai, vemos agora o oposto. Pois por não acreditar que o Pai, o Filho e o Espírito Santo são Deus, é que os não-Trinitarianos cometem idolatria, pois o louvor e glória que é devido exclusivamente a Deus Pai, é também dado ao Filho como no caso de Revelação 5:13.

Existe um facto que não pode ser resolvido por quem professa não acreditar na Trindade, e o facto é este: quem não acredita que Deus é Trino na sua essência acaba por adorar a dois deuses, e portanto acaba por deixar de ser monoteísta. O Novo testamento é claro em afirmar, que Jesus é Deus e Criador[11], e ao tentar harmonizar este facto chegamos a conclusão que Deus é uma Trindade, doutro modo acabaríamos adorando a dois deuses.

Por último irei responder a uma objecção levantada em Revelação 5:14, de que o verdadeiro acto de adoração é feito exclusivamente ao Pai no final do louvor pelos vinte e quatro anciãos, pois eles ‘adoraram’ A palavra Grega ‘adoraram’ é προσκυνέω (proskuneo). Vejamos novamente o que diz o texto:

Rev 5:14 καὶ τὰ τέσσαρα ζῶα ἔλεγον ἀμήν, καὶ οἱ πρεσβύτεροι ἔπεσαν καὶ ‘προσεκύνησαν’.

Rev 5:14 “e os quatro seres viventes diziam: Amém. E os anciãos prostraram-se e ‘adoraram’.” A Bíblia Sagrada, Versão Revisada da Tradução de João Ferreira de Almeida de Acordo os Melhores Textos em Hebraico e Grego

Este versículo tem uma outra variante que lê:

Rev 5:14 “e os quatro animais diziam: Ámen. E os vinte e quatro anciãos prostraram-se, e ‘adoraram’ ao que vive para todo o sempre.” Tradução de João Ferreira de Almeida Revista e Corrigida.

Se usarmos a variante que lê: “E os anciãos prostraram-se e adoraram”, e seguirmos o contexto vemos claramente que este acto de adoração é feito ao Cordeiro e ao que está sentado no trono. Mas se quisermos usar a variante que lê: “e adoraram ao que vive para todo o sempre.” Concluímos que esse acto de adoração também é feito ao Cordeiro. Não seria razoável agora dizer que depois de todo aquele louvor feito também ao Cordeiro, o Cordeiro se afastaria para deixar que os vinte e quatro anciãos fizessem um acto de adoração exclusivo, ao que vive para todo sempre. Além do mais a palavra proskuneo, também é usada ao dirigirem-se  a Jesus noutras passagens, como por exemplo:

Mat 14:33 Então os que estavam no barco adoraram-no (proskuneo), dizendo: Verdadeiramente tu és Filho de Deus.

Mat 28:9 E, indo elas, eis que Jesus lhes sai ao encontro, dizendo: Eu vos saúdo. E elas, chegando, abraçaram os seus pés, e o adoraram (proskuneo).

Matt 28:17 E, quando o viram o adoraram (proskuneo), mas alguns duvidaram.[12]

Como podemos ver a mesma palavra proskuneo, é usada ao dirigirem-se a Jesus. Ainda outro facto que vem provar que o acto de adoração em Rev. 5:14, também é dirigido ao Codeiro é o seguinte. Jesus também vive para todo sempre, e a prova disso encontramos nas Escrituras:

Rev 1:18 …e o que vivo; fui morto, mas eis aqui estou vivo pelos séculos dos séculos; e tenho as chaves da morte e do hades.

Heb 7:24 …mas este (Jesus), porque permanece para sempre, tem o seu sacerdócio perpétuo.[13]

Conclusão: depois desta exposição, se realmente quisermos ser sinceros e deixar que as Escrituras falem, iremos perceber que existe sim um verdadeiro problema se acharmos que Jesus é um Deus á parte do Pai. Pois é inegável, o tipo de louvor que Jesus recebe, o tipo de linguagem que é aplicada a Jesus, que é “exclusiva” do Pai (ver o artigo Passagens sobre Deus יהוה‎ no Antigo Testamento – Aplicadas a Jesus no Novo Testamento). Se Jesus é um Deus à parte do Pai, deixaremos de ser monoteístas, e se Jesus tem a glória e recebe o louvor e adoração que é “exclusiva” do Pai, estamos a praticar idolatria. Pois um homem não pode receber algo que é exclusivo da Divindade[14]. É por causa destes factos, que a doutrina da Santíssima Trindade, vem resolver estas questões acerca do Pai, do Filho e do Espírito Santo. O que a Trindade na realidade faz, é harmonizar as Escrituras, em vez de impor o nosso ponto de vista preconcebido, e acabar por cair no erro do politeísmo ou mesmo henoteísmo e no pecado da idolatria.


[1] שְׁמַע יִשְׂרָאֵל יְהוָה אֱלֹהֵינוּ יְהוָה אֶחָד: (Shemá Yisrael Ado-nai (YHVH) Elohênu Ado-nai(YHVH) Echad – Ouve Israel, ADO-NAI (Jehovah) nosso Deus ADO-NAI(Jehovah) é Um).

[2] Credo de Atanásio – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)

[3] Devocionário (opusdei.org)

[4] Ibidem

[5] Politeísmo – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)

[6] Henoteísmo – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)

[7] Outros manuscritos leem “O Filho unigénito”, EVIDÊNCIA: A C3 K X {W(supp)} Delta Theta Pi Psi f1 f13 28 565 700 892 1010 1241 Byz Lect {most lat} most vg syr(c,h,pal). Traduções em que aparece: KJV ASV RSV NASVn NIVn NEB.

Fonte: A Student’s Guide to New Testament Textual Variants

[8] O Espírito Santo e o Espírito de Jesus é identificado como sendo o mesmo Espírito. Como é que um Unitário explica este facto, a não ser por meio da Trindade?

[9] João 1:29 No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.

[10] Mateus 6:13:

TEXTO: “mas livra-nos do mal.”

EVIDÊNCIA: S B D 0170 f1 muitos lat vg mais cop (norte)

TRADUÇÕES: ASV RSV NASVn NIV NEB TEV

CLASSIFICAÇÃO: A

NOTAS: “mas livra-nos do maligno, porque teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém.”

EVIDÊNCIA: K L W Delta Theta Pi f13 28 33 565 700 892 1010 1241 Byz Lect some lat syr(p,h,pal) TRADUÇÕES: KJV ASVn RSVn NASV (entre colchetes) NIVn NEBn TEVn

OUTRO: “mas livra-nos do mal, porque teu é o poder para todo o sempre.”

EVIDÊNCIA: um lat

OUTRO: “mas livra-nos do mal, porque teu é o reino e a glória para sempre. Amém.”

EVIDÊNCIA: syr(c)

OUTRO: “mas livra-nos do maligno, porque teu é o poder e a glória para sempre. Amém.”

EVIDÊNCIA: cop (sul)

COMENTÁRIOS: O final familiar da Oração do Senhor está ausente em manuscritos antigos de vários tipos de textos antigos. É encontrado em várias formas, a mais conhecida delas parece ter vindo de 1 Crônicas 29:11-13.

Fonte: A Student’s Guide to New Testament Textual Variants

[11] João 1:1-3 “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez.”

[12] Existe também uma outra palavra Grega que é usada para Serviço Sagrado e Adoração que é λατρεύω (latreuo), que pode ser encontrada em Mat 4:10 “Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao SENHOR, teu Deus adorarás, e só a ele servirás (latreuo).”

[13]  Espírito Santo também é Eterno Heb 9:14 “quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará das obras mortas a vossa consciência, para servirdes ao Deus vivo?”

[14] Colo 2:9 “porque nele (Jesus) habita corporalmente toda a plenitude da divindade.”

Deixe um comentário