Yamim Noraim

Os dez dias começando com o Rosh Hashaná e terminando com Yom Kipur são conhecidos como os dias de Awe (Yamim Noraim) ou os Dias de Arrependimento. Este é um momento de introspecção séria, uma hora de considerar os pecados do ano anterior e se arrepender antes do Yom Kippur.
Um dos temas em curso dos Dias de Temor é o conceito de que Deus tem “livros”em que escreve os nossos nomes, anotando quem vai viver e quem vai morrer, quem vai days of aweter uma vida boa e quem terá uma vida ruim, para o próximo ano. Estes livros são escritos em Rosh Hashaná, mas as nossas acções durante os dias de Awe podem alterar o decreto de Deus. As acções que alteram o decreto são “teshuvah, tefilah e tzedakah”, arrependimento, oração, e as  boas acções (geralmente, caridade). Estes “livros” são selados no Yom Kippur. Este conceito de escrever nos livros é uma fonte da saudação comum durante este tempo, que é: “Que você seja inscrito e selado por um bom ano.”Entre os costumes deste tempo, é comum buscar a reconciliação com as pessoas que você pode ter prejudicado durante o curso do ano. O Talmud afirma que o Yom Kipur expia apenas pecados entre o homem e Deus. Para expiar os pecados contra outra pessoa, você deve primeiro procurar a reconciliação com essa pessoa, corrigindo os erros que você cometeu contra eles, se possível. (mateus 5.23-24)

Outro costume observado durante este tempo é o Kapparot. Isto é raramente praticada hoje, e é observado em sua verdadeira forma apenas por os Chasidic e, ocasionalmente, por os Judeus Ortodoxos. Basicamente, compra-se uma ave viva, e na manhã antes do Yom Kippur você roda-o sobre sua cabeça, recitando uma oração pedindo que a ave seja considerada como expiação de pecados. A ave é então abatida e dada aos pobres (ou o seu valor é dado). Alguns judeus hoje simplesmente usam um saco de dinheiro em vez de uma ave.

O trabalho é permitido, como de costume durante os dias intermediários de Awe, a partir de 3 Tishri a 9 Tishri, exceto, claro, para o Shabat durante essa semana.

Duas menores ocasiões especiais ocorrem durante o curso dos dias de temor.

3Tishri, um dia após o segundo dia de Rosh Hashaná, é o Jejum de Gedalia. Isso não tem nada a ver com os dias de Arrependimento, exceto que ocorre no meio deles.

Outro dia importante é o Shabbat Shuvah (“Sabbath [do] Returno” שבת שובה) ou Shabat Teshuvá (“Sabbath [do] Arrependimento” שבת תשובה), refere-se ao Shabat que ocorre durante os Dez Dias de Arrependimento entre Rosh Hashaná e Yom Kippur. Este Shabat é nomeado após a primeira palavra do Haftarah que é lido naquele dia, Oséias 14: 2-10, e significa literalmente “Voltar!” Ele é alternadamente conhecido como Shabat Teshuvá devido a ser um dos Aseret Yemai Teshuvá (Ten Dia do Arrependimento).