Al-Ghayb: O Conceito que Destruiu o Islão

Al-Ghaiyn é uma expressão árabe usada para transmitir que algo está oculto (invisível). É um conceito importante no Islão, englobando o que não pode ser percebido ou conhecido pelos seres humanos. Isso inclui Deus, os atributos de Deus, o Último Dia e os seus eventos, e o coração (qalb). Além das implicações teológicas, também pode significar algo “invisível” em relação a um observador, no sentido de que alguém age pelas costas do perceptor.

No contexto islâmico, al-Ghayb refere-se a segredos transcendentais ou divinos. É mencionado em sessenta lugares diferentes no Alcorão, em seis formas diferentes, e tem três significados principais:

  1. Ausente – “Isso é tão al-‘Azeez saberá que eu não o traí na [sua] ausência e que allah não guia o plano dos traidores.”(12:52)
  2. O Desconhecido ou Oculto – “[Allah é] Conhecedor do invisível e do testemunhado, do Grande, do Exaltado”. [9] (13:9)
  3. O Futuro – “Diga: “Não guardo para mim [o poder de] benefício ou dano, exceto o que allah quis. E se eu conhecesse o invisível, poderia ter adquirido muita riqueza, e nenhum mal teria me tocado. Não sou senão um aviador e um portador de boas novas para um povo que acredita.”  (7:188)

No contexto islâmico, (al-)Ghayb (غيب) é (o) invisível e desconhecido, em referência a Deus (allah) e às forças que moldam o mundo.  O alcorão afirma que o homem (humanidade) é incapaz de ver Deus e os seus atributos. A crença em al-Ghayb é considerada uma característica muçulmana importante, pois permite a oração e a fé.[1]

Existem dois tipos de Ghayb: o Al-Ghaiyb al-Mutlaq e o Al-Ghaiyb al-Nisbi. O Al-Ghaiyb al-Mutlaq, refere-se a todo conhecimento que é invisível ou oculto e só é conhecido por allah. Como afirmado no alcorão: “E com Ele estão as chaves do Ghayb (tudo o que está escondido), ninguém as conhece além de Ele…” (06:59). Exemplos desta forma de Ghaiyb encontramos em  Sahih al-Bukhari:

Narrou Ibn `Umar:

O Profeta (ﷺ) disse: “As chaves do incognoscível são cinco e ninguém as conhece senão allah: (1) Ninguém conhece (o sexo) o que está no ventre, senão allah: (2) Ninguém sabe o que acontecerá amanhã, senão allah; (3) Ninguém sabe quando choverá, senão allah; (4) Ninguém sabe onde morrerá, senão allah (sabe disso); (5) e ninguém sabe quando a Hora será estabelecida, senão allah.”[2]

O foco destas chaves é a primeira que está a negrito. Como podemos observar, muhammad diz que ninguém pode saber o que está no ventre, e entre parêntesis a interpretação é: ninguém pode saber o sexo de um bebé quando está no ventre exepto allah. Na altura em que o muhammad disse isso, nunca imaginaria que a ciência iria evoluir ao ponto de hoje em dia através das ecografias sabermos o que está no ventre de uma mulher (i.e. o sexo do bebé).

A tecnologia moderna destrói completamente o que o muhammad disse, e por sua vez põe em causa toda a fé do islão. Se o muhammad tivesse realmente recebido uma revelação de Deus, não teria cometido um erro crasso como este.


[1] Al-Ghayb – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)

[2] Sahih al-Bukhari 7379 – Oneness, Uniqueness of Allah (Tawheed) – كتاب التوحيد – Sunnah.com – Sayings and Teachings of Prophet Muhammad (صلى الله عليه و سلم)

Deixe um comentário